Como começou o Geocaching???

17 de junho de 2010 0 comentários
    Tudo começa com um GPS! Um sistema que depende de 24 satélites para poder triangular e determinar o ponto onde o receptor se encontra O Sistema de Posicionamento Global, foi projetado e executado pelo governo dos Estados Unidos da America, para uso militar. Começou em meados de 1978 com o lançamento do primeiro satélite e se declarou operacional em 1995!

        P.S. Existem textos que dizem ser 28 satélites e falam ainda do lançamento do 29° satélite em 06/11/2004. Comumente são citados 24, não raramente 28, o 29° só li em poucos textos.

Como tudo existente no mundo, o GPS poderia e pode ser utilizado para o bem e para o mal! (Frasesinha clichê não acha???) Graças a isto o Governo Norte americano, que não pensa em outra coisa a não ser guerra, impunha o que chamavam de “disponibilidade seletiva”, onde introduzia uma dispersão do sinal, que impedia aparelhos receptores GPS utilizado por civis, operassem com precisão inferior a 90 metros.
   
Depois de 5 anos restringindo a tecnologia o Governo Norte americano foi forçado (não sei como nem por quem!!!) a parar com a “disponibilidade seletiva”, quando em 02/05/2000 o computador que controlava a disponibilidade seletiva foi desligado (eu acho que foi desligado, afinal não tinha mais a mínima função dele ficar gastando energia elétrica...) depois de enviar a ordem de cancelamento do boicote do sinal aos 24 (ou 28 ou 29) satélites!

    03/05/2000, Dave Ulmer (um sujeito que não devia ter nada pra fazer,para poder pensar em uma coisa destas!!!) decidiu testar a exatidão com que o aparelho GPS poderia medir as coordenadas de um local, escondendo um “alvo navegacional” (acho que alvo navegacional foi uma tradução muito mal feita pelo Google, mas beleza!!!). Chamou a idéia de “A Grande Caça do Stash do GPS Americano” (outra tradução bem porquinha eu to achando!!!) e jogou as coordenadas na internet em uma pagina de viciados em GPS.

    A idéia era simples: Esconda um recipiente em locais naturais e anote as coordenadas com um GPS. Outras pessoas deverião encontrar o recipiente somente com o uso de seu receptor GPS. Igualmente a idéia, as regras também eram simples:

“Pegue algum material e deixe algum material.”

    Ele colocou seu próprio recipiente, uma caixa preta, perto de Beaver Creek, Oregon. Junto com caderno para registros e um lápis. Deixou vários artigos como prêmio, incluindo vídeos, livros, software, e um estilingue.

As coordenadas publicadas foram: N 45° 17.460 W 122° 24.800

Em três dias, dois leitores diferentes haviam lido suas postagens, usados seus próprios receptores do GPS para encontrar o recipiente, e compartilhados suas experiências no site. E logo como muitas idéias jogadas na internet, vários outros simpatizantes pelo projeto começaram a esconder seus próprios Stashes e jogar as coordenadas na internet, espalhando rapidamente a idéia.

    No primeiro mês da nova moda!!! Mike Teague, a primeira pessoa a encontrar o Stash de Ulmer (consequentemente a primeira pessoa a encontrar um Geocache no mundo!!!), saiu caçando vários outros Stashs ao redor do mundo (será que ele saiu do EUA mesmo???) e documentando suas experiências em sua pagina pessoa. Foi criado um site para discutir a nova atividade emergente e foi criado um nome para substituir o atual Stash, devido a suas conotações negativas.

    O Nome escolhido??? GEOACHING!!!

Inventado por Matt Stum em 30/05/2000, com a junção do prefixo GEO, usado para descrever a natureza global da atividade, mas igualmente para seu uso em tópicos familiares nos GPS, tais como a geografia e CACHING, vindo da palavra Cache, tendo dois significados distintos (olha o pleonasmo!!!). Inventada na França em 1797 que em sua definição original seria um local onde alguém esconderia ou usaria para esconder temporariamente alguns objetos e atualmente usado em definições de tecnologia, como Cache de armazenamento de memória RAM ou processador e por ai vai.

Um termo que envolvesse, o planeta Terra, esconder coisas e tecnologia foi a mistura exata para a nomenclatura da nova atividade!

    “A Grande Caça do Stash do GPS” (não fui eu que traduzi essa frase sem sentindo, mas vou usar ela mesmo) foi o termo utilizado para a pratica da atividade até que Mike Tegue passou a tocha (não sei se foi a tradução ou se quem escreveu a primeira estória utilizou esse termo idiota mesmo) para o irlandês Jeremy (acho que o Mike se cansou, desanimou ou simplesmente arranjou uma Namorada!!! :D) que como com a maioria de participantes, tropeçou no site de Mike Teague (é só assim que o povo conhece o Geocaching, tropeçando por ai!!!) em julho de 2000 ao fazer uma pesquisa sobre a tecnologia do GPS. A idéia da caça ao tesouro e da tecnologia do dispositivos, representou a união de dois de seus maiores interesses. Jeremy comprou seu primeiro GPS (imagina o tamanho que isso devia ser em 2000...) e foi em sua primeira caçada no fim de semana.
   
    Após ter experimentado a emoção de encontrar seu primeiro Cache, o irlandês decidiu começar um "local" dedicado ao passatempo, adotando o termo GEOCACHING, criou o Geocaching.com. As listas do Caches foram adicionadas manualmente ao site, mas uma base de dados ajudou a uniformizar estas listas, Ferramentas adicionais, como a pesquisa de Caches próximos através de códigos postais, facilitaram para que novos jogadores encontrassem os Caches mais próximos.

Mike Teague, juntou-se a produção do Geocaching.com (que pena... a namorada deu um pé na bunda dele e ele voltou a ficar sem o que fazer na vida...) e o site foi terminado e anunciado a comunidade Geocacher em 02/09/2000.

    Na data haviam apenas 75 Caches escondidos pelo mundo, de onde se tira a fácil conclusão de que muitos Geocachers não tinha um Cache escondido na esquina de casa, o que fez com que começassem a esconder Caches pelos arredores (dãh!!!!!).

A comunidade Geocacher cresceu com a campanha: “Se você esconde, Eles virão”,praticamente para ver se novos praticantes se uniriam a pratica (outro pleonasmo...).

Com a divulgação na internet, artigos de imprensa, e mesmo as descobertas acidentais de alguns Caches (as vezes um mendigo acha e conclui que será um ótimo potinho para ele pedir moedas e acaba levando em borá!!!), cada vez mais pessoas se tornaram praticantes de Geocaching.

    Com o rápido crescimento no final de 2000 (se o final de 2000 não for dezembro eu devo estar desatualizado e não me informei do 13° mês do ano!!!), Elias Alvord e Bryan Roth, dois colegas de trabalho criaram uma empresa que se chamou Groundspeak Inc. com os rendimentos das vendas de 144 camisas de Geocaching, inaugurando um servidor melhor para o site em Seattle. Após diversos anos de trabalho no Web
site, Jeremy e Elias aumentaram suficientemente os lucros para poder fazer com que a Groundspeak fosse trabalho de tempo integral.

    Nos finais de 2005 (continuo achando que é dezembro ainda!!!), Bryan Roth transformou-se finalmente em um empregado da empresa (outro ponto que eu acho que a tradução foi feita igual a(...) do tradutor, no parágrafo acima não acabou de dizer que ele criou a empresa com o Elias???).

    Jeremy, Elias Alvord e Bryan Roth (cadê o Mike??? Será que ele arranjou outra namorada???) continuam
com o Site até hoje (caso contrario este blog não existiria!!!), que é conduzido por uma pequena equipe de empregados e cerca de 100 voluntários no mundo inteiro.

P.S. O texto acima foi uma sintese de 4 textos retirados da internet. Ela não é definitiva, e poder (deve) conter erros principalmente devido a tradução... A versão original pode ser lida em Geocaching.com...
  
Felídeo Desittale Paravimnce

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 - 2013 GeocachingS | Powered by Felideo