Entrevista - Universidade Federal do Paraná

1 de julho de 2010 0 comentários
Mes passado fomos contactados atravez  do forum GEOPR por Ciro Campos, que é reporter ou editor do Jornal da Universidade Federal do Paraná.

Entrei em contato com ele e me disponibilizei para a entrevista, alem de passar os contatos de outros Geocachers. Alguns dias depois Niltom Cesar M. Kleyna me enviou a entrevista, ao qual respondi e reenviei.

Ja faz algum tempo e ele ainda não me mandou quando e onde vai sair a metéria, mas irei disponibilizar a entrevista!

- Como você conheceu e começou a praticar?

Conheci o Geocaching em quanto buscava uma alternativa para fazer com que o GPS do meu celular (SonyEricsson Z780i) me avisasse da presença de radares de velocidade como um GPS normal, faz comumente!!! A grande dificuldade foi que o meu celular só aceita aplicativo em Java, que não tem muito desenvolvimento nesta área, me fazendo garimpar bastante pela internet... Em uma desta garimpagens eu topei com um software para celular de plataforma Java e fui atrás do que era... Acabei descobrindo o Geocaching!!!

- Para você, quais os pontos positivos do Geocaching?

É uma pratica bem barata e interessante!!! Te coloca em lugares que você nunca viu!!! As vezes lugares interessantes, as vezes péssimos lugares, mas te faz sair de casado seu casulo e ir fazer alguma coisa da vida, se que seja internet, televisão e a ociosidade que todos estamos acostumados... Com o Geocaching, saímos, passeamos, caminhamos e ainda estamos em um estagio inicial no Brasil, logo teremos de acampar, escalar, nadar aumentando ainda mais a interação com a qualidade de vida!!!
- E as dificuldades ou pontos negativos, tanto para os iniciantes quanto os mais experientes?

Iniciantes tem bastantes duvidas!!! Como começar, que "container" utilizar, como postar e por ai vai...Isso se deve ao fato da maioria dos sites serem em inglês e as vezes a preguicisse do pessoal ler e procurar um pouquinho... Informação desse esporte no Brasil ta meio difícil... Recentemente comecei um blog e vou investir em centralização de informação, curiosidades e divulgação, ajuda todo mundo!!! E uma dificuldade geral é o fato de bons receptores GPS serem muito caros no país!!! Um receptor decente ta uns 800 reais e um top de linha 2500!!! Os de carro não são apropriados e os de trilha geralmente não tem suporte a mapas e não são rateáveis o que faz com que a pessoa compre um de carro ou baratinho... E para Geocachers experiente acredito que a grande dificuldade é o tempo... Todo mundo trabalha bastante e quase não tem tempo... Eu mesmo só folgo aos domingos e não fico um em casa, só procurando caches!!!

- Você considera o Geocaching um esporte ou uma atividade de lazer?

Geocaching é um esporte e é mais esporte ainda quando integrado a outros esportes!!! Meio confuso rsrsrsr... Lembro de uma matéria que vi na TV que dizia que pode-se considerar algo um esporte quando se passa de um numero x de praticantes em um numero x de países... Acredito que o Geocaching a superou esta marca... es esporte e pronto!!!
- Qual você acha que é o panorama atual do Geocaching no Brasil? Muito atrás de outros países?

Não... Recentemente fiz uma estatística e publiquei no meu blog, sobre os números dos Cache nos países lusófonos, ficamos em segundo lugar com 512 caches no dia da pesquisa...Portugal tem 6000 e poucos... Não estamos tão ruins, existem países piores e atualmente o esporte vem crescendo no Brasil... Não fiz a comparação com países como EUA, UK, França, mas pode-se ver que temos uma boa Força e que logo vamos para frente!!!
- O contato com a natureza no Geocaching é muito freqüente. Você acha que ele promove, mesmo que indiretamente, uma certa consciência ambiental? 

Talvez sim, talvez, não...O mais provável é quem sabe??? Isso depende muito da cabeça da pessoa, acredito que ajuda bastante, mas tem gente que não tem jeito...
- Geralmente, quais os tipos mais comuns de caches encontrados?

Os tradicionais!! Aquele que você vai, acha o potinho e volta em bora!!! Eu to fazendo um esforço para fazer outros tipos de Cache, os meus preferidos são os enigmas, para que não se tenha só um punhado de caches tradicionais por ai!!! Uma comparação que faço é com mato!!! Mato é verde e o símbolo do Cache tradicional é verde e igual ao mato ta em todo canto...
- Quais caches curiosos/diferentes você já encontrou ou produziu?

Não encontrei muitos caches diferentes... A maioria tradicional mesmo, até porque aqui em SP não tem muita diversificação... Os que produzo são os enigmas, por em quanto estou indo pelos caminhos simples, quando ver que o povo gostou lanço um super enigma pra dar uma diversificada... já produzi inúmeros enigmas, de concepção bem simples, basta a pessoa abrir seus horizontes... De uma olhada você mesmo!!!

http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=e4b64197-232c-4b63-8199-d7e2f964746a

http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=c9a61758-dfca-48d1-b12d-2c9b67e5b847

http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=055b57e6-022f-42ee-8e2a-b372a73524a7
- Com que freqüência você pratica o Geocaching?

Todo domingo!!! Meu único dia livre... Mas todo dia posto e divulgo meu blog, penso em novos caches e se da eu dou uma escapadinha do trabalho e coloco um Cache!!!
- Como você pesquisa qual será seu próximo 'alvo'? Você procura caches específicos ou vai atrás de todos que tem conhecimento?

Vou atrás de todos!!! Se vou sair, vejo se tem um Cache no caminho!!!! Caso eu vá a uma caçada mesmo, faço um roteiro que me leva de Cache a Cache e saio pegando quantos puder!!!
- É possível participar 'na raça', sem ter um GPS, por exemplo?

Sim!!! É sim... Mas tem que se garimpar muito no site... A única maneira de se pegar um Cache sem GPS é que ele esteja em uma área urbana!!! Se for no meio do mato já era, esquece... Mas em áreas urbanas, você poder pegar as coordenadas e jogar em uma imagem de satélite, caso ela não tenha uma diferença muito grande você vai lá e acha!!! eu tenho que utilizar deste recurso varias vezes, pois o GPS que tenho é o do celular que citei lá em cima e ela não tem nenhum precisão.. quando chego ao lugar do Cache saio procurando... a pratica leva a experiência e quando chego ao local o GPS já não é mais necessário!!! mas quando me deparo com um Cache que exige precisão, geralmente locais urbanos de muita movimentação, não dá pra sair fuçando ai uso a imaginação, observação e se não achar discretamente, volto lá outro dia, com a imagem do satélite na cabeça!!!  


Felídeo Desittale Paravimnce
Gostou??? Assine nossos RSS Feeds... É Grátis!!! Geocacher News Feed Email   Geocacher News Feeds
Ou no Twitter!!!                                                           Geocacher News twitter

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 - 2013 GeocachingS | Powered by Felideo