O Melhor GPS para Geocaching

19 de julho de 2010 0 comentários
A procura do melhor GPS para praticar Geocaching, é algo que vejo constantemente na internet. Não importa o fórum, o site ou blog, sempre alguém pergunta “Qual é o melhor GPS para se praticar Geocaching?”




Querem a resposta mais correta? Não tem! Isso mesmo, não existe “O Melhor” GPS, existem apenas GPSs.

Todos os GPSs têm seus prós e seus contras! Todos os GPSs têm suas vantagens e desvantagens, suas qualidades e defeitos, seus pontos fracos e pontos fortes!

A pergunta que se deve responder, como já publiquei no post: “Qual GPS Comprar???” é: “Qual o melhor GPS para mim?”



Deve-se levar muito em conta suas facilidades e dificuldades na hora de achar um Cache, pois na minha opinião “Experiência” conta, se não mais, tanto quanto o GPS na pratica do Geocaching.
Já vi alguns praticantes que acham que quando estiverem em cima do Geocache o GPS vai apontar a setinha para baixo, não é bem assim! Um bom GPS para a pratica do esporte seria um com boa Precisão, pois te deixará o mais próximo possível do local onde o Cache foi deixado, mas devemos levar em consideração, que mesmo que tivermos economizado meses e comprado aquele super GPS de uns 5000 reais (pode acreditar, existem até mais caros) ele pode não nos dar o retorno esperado, pois se quem colocou o Cache utilizou um GPS de baixa precisão, ainda haverá uma margem de erro considerável e o seu Super GPS não adiantou de nada.

O meu GPS, não tem uma boa Precisão, mas as margens de erro devem estar dentro do parâmetro estipulado, pois eu não ouvi reclamações, ainda! Quando vejo através de imagens de satélite que o Cache que coloquei esta muito fora do previsto, eu volto ao local para fazer novas medições em dias de tempo mais favoráveis para a conexão do GPS.

Um GPS que se prese, para a pratica de Geocaching, deve ter (na minha opinião) Bussola eletrônica, Chip de Recepção de Alta Semsibilidade e ser a Prova D’ Água!

Mas para tudo neste mundo existe uma solução fácil e barata! Por isso, não precisa se desesperar. A bussola eletrônica ajuda muito, mas ninguém vai morrer por ter que andar uns 10 ou 15 metros para poder obter a direção correta em que se deve seguir! Um chip de recepção de alta sensibilidade ajuda bastante, mas todo mundo pode esperar um minutinho ou outro em quanto o GPS conecta e aqui no Brasil, por em quanto, ninguém colocou um Cache, em plena mata fechada nas profundidades de um cânion, por isso o GPS pode demorar, mas conecta, sem recepção você não fica! E uma ótima solução para se começar a chover é Plástico Filme, exatamente aquele que você embala carne pra colocar no refrigerador, duas ou três voltas e pode ficar sossegado que o GPS vai agüentar uma chuvinha (nem pense em testar em tempestades tropicais!!!).

E ainda tem a questão dos mapas! Se você já tem um GPS automotivo que te mostra às rotas e tudo o mais, ótimo! Caso contrario um GPS de trilha dos mais simples não vai te fazer isso. Existem muitos GPS no mercado, e muitos destes GPS, não mostram o mapa das ruas nem te dizem se deve virar para a esquerda ou direita!

Eu sei que quando digo isso, parece mais frase de Auto-Ajuda do que post de Blog de Geocaching, mas para saber o melhor GPS para Geocaching você deve perguntar a si mesmo qual é o melhor GPS para você!

Não precisa se preocupar em comprar o GPS errado, isso não vai acontecer! Já faz um bom tempo que pratico Geocaching e o meu GPS (Celular Sony Ericsson Z780i) que não tem a mínima precisão, cumpre o seu papel, assim como qualquer GPS, independente do Fabricante, do Valor ou da frescurinha que ele te ofereça, vai cumprir: “Te levar até onde o Cache está!”

Para saber mais sobre a escolha do GPS leia o Post Qual GPS Comprar???



Gostou??? Assine nossos RSS Feeds... É Grátis!!! Geocacher News Feed Email   Geocacher News Feeds
Ou no Twitter!!!                                                                           Geocacher News twitter

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 - 2013 GeocachingS | Powered by Felideo