Dicas - Começando a Procurar

18 de dezembro de 2010 0 comentários

Já descobriu que é Geocaching, achou algo interessante e pretende ir atrás de um agora mesmo? Saiba como!

Receptor GPS

A primeira coisa (e a mais importante) para se ir procurar um Geocache é um GPS! Ele é extremamente
importante na pratica do esporte e sem ele até é possível de se encontrar um Cache, mas não aconselho, principalmente para iniciantes!

A escolha do Receptor GPS é pessoal, cada um deve optar por aquele que melhor atende suas necessidades, fiz um post dedicado inteiramente e este assunto, podem ver aqui: Qual GPS Comprar???

Criar uma Conta no Geocaching.com

O Geocaching.com é o site onde todos os Caches são publicados e onde você poderá encontrar as coordenadas para procurá-lo. É obrigatório se cadastrar para se obter estas coordenadas e gratuito também! Para mais informações de como utilizar o site, veja a seção Tutoriais.

P.S. Existem inúmeros sites com bancos de dados de Geocaches por ai, porem uma coisa que eu e muitos outros Geocachers concordamos é que isso causa uma descentralização e uma divisão maléfica e desnecessária dentro do esporte, por isso aconselho sempre a utilizar o Site Oficial: Geocaching.com!

Escolhendo um Cache
Depois de cadastrado é hora de escolher um Cache para ir buscar. Você poder ver aqui, todos os Caches Existente no Brasil organizados de forma cronológica, para mais informações sobre buscas veja a seção Tutoriais.

Organizando sua Caçada

Geocaching é um esporte ao ar livre, mas sempre devemos nos organizar e deixar a aventura o mais simples e segura possível, evitando assim pequenos incidentes e possíveis problemas! Devemos pesquisar sobre a área do Cache, se ela é urbana ou rural, se é uma mata fechada, se necessita de equipamento especial de escalada, mergulho e coisas do tipo!

Por mais que tenhamos Receptores GPS que podem nos levar diretamente ao Cache, eu aconselho você a fazer uma previa pesquisa de como chegar lá, afinal GPSs não são 100% confiáveis e podem te levar por caminhos nada agradáveis em algumas situações (ontem mesmo o meu me mandou entrar na contra mão!!!).

Já sabendo como chegar ao Cache sempre é bom ter todas as informações possíveis sobre ele, para minimizar as chances de não encontrá-lo. Leia toda a pagina do Cache, veja a dificuldade do Cache e do terreno, leia Logs de outros Geocacher que já o encontraram, faça uma pesquisa no Google e no Google Earth sobre o local, você poderá ver fotos e ter informações preciosas sobre onde esta indo!

Em cima do Cache

Depois de ter feito sua breve consulta é hora de sair da frente do computador e ir atrás do Cache. Por mais que você tenha feito sua pesquisa, sempre encontrará surpresas pelo caminho. Tome cuidado com obstáculos, como muros, montanhas, rios ou uma floresta sem trilha, nunca entre e propriedades privadas, isso pode te arranjar grandes problemas com o dono e sempre, sempre tome muito cuidado com Muggles (pessoas comuns que nada sabem sobre Geocaching).

Outra coisa a se considerar é à margem de erro do GPS, dias chuvosos, locais muito fechados e ou uma floresta muito espessa, podem dificultar o sinal do GPS te dando uma margem de erro bem grande (eu tinha um GPS que quando eu estava em cima do Cache ele me dizia que eu estava a uns 15m de distancia!!!) para se localizar o mais próximo do Cache você tem que fazer um cruzamento do bom senso as das informações pesquisadas anteriormente, Logs, fotos, comentários, dicas e o que tiver a mão!

Estando no local do Cache é hora de começar a procurar, geralmente as dicas te dizem onde procurar, buraco de arvore, em baixo de pedras, no meio de arbustos, grudado magneticamente em coisas metálicas e coisas do tipo. Nesta hora o GPS, na minha opinião mais atrapalha do que ajuda, ficar olhando para ele
não vai te fazer achar o Cache e ele não vai apontar a setinha para baixo! Por isso, coloque ele no bolso e procure onde as dicas apontam, pense onde você esconderia o Cache, existem Caches bem fáceis de achar, estão avista e existem Caches bem difíceis, como no meio do buraco de duas raízes de arvore onde você
tem que remover as folhas secas e enfiar sua mão uns 30 cm dentro do buraco (minha irmã tem um assim!!!)

Encontrei!

Pegue o Cache e sente-se em algum lugar! Dentro do Cache deverá ter um LogBook, aqui no Brasil, geralmente uma folha de papel parabenizando-o pela descoberta e explicando o que é Geocaching para o caso de alguém achar por engano. Você deve assinar e datar o LogBook. Também pode haver alguns presentinhos para troca, lembre-se sempre: Se retirar algo deve colocar algo no lugar!

Depois de encontrado, assinado o LogBook e trocado os presentes, feche tudo como estava e recoloque o Cache exatamente onde ele estava! Ai só falta fazer o Log, entre na pagina do Cache que encontrou e conte a todos sua experiência!

Com o tempo você vai achar o jeito que se adéqua melhor a você e tudo ficara mais fácil e divertido!

Felídeo Desittale Paravimnce

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 - 2013 GeocachingS | Powered by Felideo