Escrevendo somente o ÓBVIO

6 de janeiro de 2011 0 comentários
Estes dias minha irmã ao ver meu blog, me disse que eu estava postando algumas coisas muito óbvias! Acho que ela se referia principalmente sobre alguns posts tutoriais como fazer logs ou como se cadastrar no site. Na mesma hora lembrei de uma parte de um livro que eu li a algum tempo e sempre venho relendo quando acho conveniente, por isso faço minhas palavras, as dele!

O ÓBVIO
Por Rubens Queiroz de Almeida


Em um de meus artigos, publicados no boletim Nova Educação, um leitor reclamou de que eu havia escrito o óbvio. E na verdade eu sempre tenho esta sensação incômoda, de estar sempre escrevendo o óbvio, coisas que muitos já disseram antes de mim.
Entretanto, algo que pude constatar ao longo dos anos, é que o que é óbvio para alguns nem sempre o é para muitos.

Mesmo na área de informática, em que trabalho, o pensar de que algo é óbvio e não deve ser comentado já trouxe muitos problemas. O que é considerado óbvio por um especialista dificilmente receberá a mesma avaliação por parte de um iniciante.

Muitos anos atrás, quando eu estava começando em minha carreira de informática, nós montamos uma lista de discussão pela Internet para que pudéssemos compartilhar informações sobre administração de redes de computadores. A maioria de nós era iniciante e estávamos ávidos por compartilhar idéias e nos ajudar em nossos problemas do dia a dia. Um dos assinantes, todavia, era um profundo conhecedor do assunto.

Praticamente todas as nossas dúvidas eram "idiotas" no seu ponto de vista e ele não hesitava em nos dizer isto, de forma nem sempre muito educada. Em poucos dias a nossa lista, que tinha por objetivo ser um espaço amigável para troca de idéias, se converteu em um deserto, onde ninguém se arriscava a falar. Se falasse, possivelmente estaria expressando uma "obviedade" e sendo claramente rotulado de idiota ou algo pior pelo nosso especialista. Não preciso dizer que a lista morreu e cada um foi cuidar da sua vida. Ninguém mais teve coragem de falar nada, ao menos naquela lista.

Retirado do Livro Aprendendo a Aprender

Felídeo Desittale Paravimnce

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 - 2013 GeocachingS | Powered by Felideo